Kiliano Lopes - Desenvolvimento Web

.Hello World \o\

Ufa! Finalmente! Sinceramente, não sei como pude viver tanto tempo sem um blog no meu site. Sempre fico com vontade de me expressar sobre mil coisas amo, como mobile, tecnologia e o início da vida freelancer. Publicitários, designers, jornalistas entre outros comunicólogos, sempre sentem vontade de se expressar, mas quando produzimos pessoalmente o que costumamos fazer profissionalmente, sempre vem um nível de exigência e cobrança muito grande. Depois de enrolar bastante, resolvi demolir meu site antigo e construir esse, mais limpo, simples e direto. Provavelmente vai resistir mais ao tempo que o antigo (espero).

Resolvi escrever esse artigo para inaugurar o site e tagarelar algumas coisas sobre o mesmo. Algumas decisões de design, técnicas  inspirações até chegar aqui.

responsivo

Olhe a sua volta. Quantos monitores de tubo com resolução 1024 x 768 você vê? Pois é, usar o padrão de largura 960 pixels para sites começou a me incomodar bastante de um tempo para cá. Foi quando decide que a prioridade do meu novo site era ser responsivo. Usei media queries para adapta-lo à quatro tipos de dispositivos: smartphones, tablets, monitores grandes e pequenos. Dar zoom para ler no smartphone é algo muito 2010, principalmente após aplicativos maravilhosos, como o Pocket e o Flipboard. Já testei em vários aparelhos, com surpresas bastante agradáveis. Teste aí, abra no smartphone ou reduza a janela do seu navegador. :D

Decisões de design:

  • Indo direto ao ponto.

Esse site é sobre alguns trabalhos meus em desenvolvimento web. Ninguém vai entrar aqui com essa dúvida, até porque é a primeira coisa logo abaixo do cabeçalho. “Kiliano Lopes – Desenvolvimento Web”. Achei redundante colocar o título das imagens na capa do site. No fim das contas, ia acabar saindo algo genérico como “Trabalho para o cliente X” ou “Projeto Y em wordpress” e bla bla bla. O importante aqui são as imagens. Sentir a pegada do meu web design. Para avaliar meu código, basta entrar no site que fiz e ver o front-end por lá mesmo.

  • Uai, cadê as datas?

Ainda não sei como vai ser a periodicidade dos artigos que vou escrever, então, por agora, preferi deixar sem aquele textinho de “escrito dia bla bla bla”. Se começar a escrever com frequencia, coloco. Vou me focar aqui em escrever artigos e não notícias. Notícias precisam ser factuais, artigos não. Pensando assim, é realmente relevante gastar um cantinho do site especificar isso? Essa é uma decisão um pouco freak, mas sempre defendi o crescimento orgânico da web. Se for necessário, implemento.

Opa! Citações? Amo citações! Como eu poderia deixar de estilizar isso :)

  • Sistema de comentários

O sistema nativo do WordPress é legal, mas acaba atraindo muito spam, mesmo com plugins que amenizam isso. Os comentários do Facebook não são responsivos, logo, não ia funcionar bem caso alguém acesse de um smartphone ou tablet. Depois de muita procura achei o Disqus, que se adaptam perfeitamente a cada tamanho de tela do usuário, além de fornecer um sistema de comentários bonito e de qualidade.

  • Alterações na marca, cores e identidade.

Na verdade, nunca tive realmente uma marca. A antiga era basicamente um ícone e meu nome em Avant Garde. Decidi continuar usando meu símbolo antigo, mas, remodelado. Gosto muito da ideia da xícara de café, remete ao esforço, dedicação e atividade. O vermelho vem exatamente para reforçar essa ideia. Não pretendo de fato ter uma marca para o meu nome, vou guardar isso quando eu realmente tiver uma empresa. Por enquanto, só quero algo que me represente.

3288770452_c793cf72ce

  • Detalhes

Gosto muito de easter eggs, brincadeirinhas escondidas no site. Ainda não tive tempo de executar nenhuma ideia, mas quero que até o Konami Code funcione aqui :D

Bem, pelo menos já tenho uma página de erro 404, coisa que muito site grande aí nem tem.

Acho que no mais é isso :)  O site é minimalista, direto e bem mutável. Vamos ver no que vai dar.

Deixe uma resposta