Kiliano Lopes - Desenvolvimento Web

.Eu acredito no podcast

k7

A volta da faculdade para a minha casa era bem demorada. Lembro que eu tinha que esperar por meia hora no ponto de ônibus, depois mais quarenta minutos dentro do mesmo, sem fazer absolutamente nada, além de jogar papo fora com os companheiros de busão. Com o passar o tempo e a popularidade do Mp3 Player subindo, chegaram minhas playlists enormes, com dias e dias interruptos de música. Mesmo assim, quando as músicas começaram a se repetir, eu precisava de algum tipo de conteúdo ali pra me deixar entretido.  Ler ou ver vídeos nunca foi uma opção, sempre fico enjoado quando tento fazer isso em movimento. Foi aí que descobri o maravilhoso mundo dos podcasts. Basicamente, é um grupo de nerds gravando conversas bem animadas sobre algum tema, por mais ou menos uma hora. Desde então, me tornei um entusiasta e evangelizador dessa mídia.

Se você tem um foco na sua vida, existe um podcast sobre isso.

Sempre escuto comparações desse formato com o rádio, mas isso é algo tão equivocado quando falar o Youtube e a TV são a mesma coisa. O podcast é um programa em áudio, focado em algum assunto. Alguns são tão específicos, que existem podcasts para nichos, com episódios mais focados ainda.  Quando falo sobre foco em podcast, sempre gosto de citar o CocaTech, que tem episódios diários sobre a Apple. Isso mesmo, todos os dias, por pelo menos quarenta minutos, tem assunto pra falar da Apple, produtos, serviços e periféricos.  E assim o funil vai se fechando e o papo vai entrando ainda mais no assunto, começando o público por quem simplesmente gosta de tecnologia e terminando nos apaixonados por cultura inútil.

Exatamente por ser tão focado, o podcast nunca caiu forte no gosto popular. O que algumas pessoas não sabem, é que se você tem um foco na sua vida, existe um podcast sobre isso.  E foi exatamente por isso que resolvi escrever esse artigo, para ajudar a difundir essa mídia tão bacana e rica em conteúdo.

Resolvi fazer algumas listas com informações interessantes sobre o tema.

As vantagens de ouvir podcasts

  • O conteúdo é rico e falado por gente que vive o assunto. Por ser algo independente e (normalmente) sem fontes de renda, os podcasters gravam por puro amor ao tema.  Um que escuto com frequência é o Fala Freela, o podcast do site Carreira Solo, que conversa exatamente sobre assuntos da vida de freelancer. Dicas sobre Home Office, compartilhamento de experiências, sugestões de como estipular preços, tudo isso é bem abordado por lá, com profundidade e criatividade. Todos os participantes são freelancers, vivenciam aquilo todos os dias e estão lá pra compartilhar suas experiências de vida.
  • O mundo hoje é tão multi-tarefa, que fica difícil tirar um tempo apenas para absorver conteúdo. Por ser apenas audio, você pode ouvir seus episódios andando, dirigindo, sentado na sala de espera, na academia ou até durante o trabalho.
  • Escutar podcasts pelo celular é mais fácil do que parece. Você nunca vai precisar baixar o mp3 e mover para o aparelho para poder ouvir, basta usar algum aplicativo para assinar os podcasts que você gosta e pronto! Assim que os episódios forem lançados, você baixa automaticamente para o celular. Lindo não?
  • O conteúdo é fácil de absorver. A audição é um dos poucos sentidos que você não pode evitar e nem precisa se esforçar para manter ativo. Ler um livro ou ver um filme necessita de uma certa postura e local correto. Sentado, deitado, correndo, independente de tudo, você ainda pode se concentrar e ouvir.
  • É bem fácil contatar e manter um relacionamento com os participantes, normalmente são todos bem acessíveis. Já mandei vários comentários e e-mails para podcasts grandes como o Brainstorm9, sempre fui respondido, e as vezes, tive o e-mail lido na gravação. É um tipo de mídia que diminui bastante a distância entre as pessoas.

Por onde começar

  • Escolha um tema do seu interesse. Sério, tem podcasts sobre tudo. Gosta de carros? Games? Rpg? Publicidade? Tecnologia? Trabalho? Leitura? Novelas? Existe podcasts pra tudo isso e todos são de fácil acesso. Basta dar uma googleada rápida no tema ou pesquisar em aplicativos específicos sobre (que listarei abaixo).
  • Já achou um site com o tema que você quer? Ouviu algum programa? Pois é, como eu disse antes, existem formas bem fáceis de receber o conteúdo. A principal delas, é assinar o site através de algum aplicativo no smartphone. Usuários de Iphone podem fazer isso com o Itunes, que tem uma categoria só para podcasts, bem completa e interessante. Usuários android tem várias opções de aplicativos, a que eu uso e recomendo é o PocketCasts, que usa a rede do itunes como base. Na prática, qualquer aplicativo que trabalhe com feed suporta bem a assinatura de podcasts. Um app para gerenciar isso ajuda muito, porque baixa automaticamente cada mp3, assim que for lançado.

Os podcasts que participo

Segue abaixo uma listinha marota de podcasts que eu costumo participar, ou que já participei pelo menos uma vez:

Podcasts que escuto

Além dos citados acima, costumo escutar os podcasts:

Em base é isso, a maioria de podcasts que escuto são sobre games, que é meu hobbie preferido. Mas ainda existem uma infinidade de temas, como Cinema, Nostalgia, anos 80, música independente, paternidade, por aí vai! :)

Se você ainda não conhece ou não tem o costume, convido você há ouvir alguns. É uma mídia incrível, de nicho, mas que tem um potencial absurdo. Aos que já conhecem e usam bastante, recomendem nos comentários seus podcasts preferidos.

6 respostas para “Eu acredito no podcast”

  1. Muito bom o texto, acredito muito no potencial do Podcast pois é uma ótima ferramenta formadora de opinião!
    como sou jabazento sem vergonha deixo o convite pra ouvir o NossoCast : http://www.nossocast.com.br

  2. Guilherme Freire Hack disse:

    Concordo! Podcasts são ótimas fontes de informação, principalmente pela variedade. Comecei minha jornada por um podcast sobre música, depois veio o Café com Games e por fim o NerdCast e o MRG. Falando nisso, vou ali ouvir mais alguma coisa.

  3. Thiago Miro disse:

    Assino embaixo sua opinião. Agora que tenho me envolvido muito mais com podcasts já encontrei até podcast sobre suinocultura e avicultura.

    Aqui tem um texto sobre alguns desses podcasts altamente de nicho:

    http://telhacast.com/especiais/os-podcasts-mais-especificos-do-mundo/

Deixe uma resposta